15 de dezembro de 2009

Dicas para evitar o SPAM e a contaminação do seu computador

As pessoas devem aprender que não é só o programa anti-vírus que faz com que o computador fique longe das ameaças ao computador, mas também a atitude de cada uma dessas pessoas. Caso você julgue ser imprescindível repassar um e-mail para seus amigos e parentes, deixo aqui algumas dicas para que tudo funcione da melhor maneira possível:

1) quando você clica em “encaminhar” uma mensagem de e-mail, uma tela é criada com o e-mail de todas as pessoas que receberam esse mesmo e-mail. Apague todos eles. Não é interessante que se aumente o volume de texto em cada mensagem, e caso esse e-mail caia em mãos mal-intencionadas, todos esses e-mails que aparecem no texto - corpo da mensagem - podem, e serão utilizados por essas pessoas para enviar conteúdos maliciosos. Como você acha que são criados os bancos de dados? É dessa maneira que adentram a sua caixa de entrada várias mensagens de grandes empresas com propagandas, ofertas de produtos, promoções, e outras coisas. As empresas compram esses bancos de dados, que se chamará “mala direta[1]” das mãos de pessoas que se especializam em colher endereços de e-mails que ficam nas mensagens repassadas por todo o mundo.


2) Coloque sempre que possível os destinatários em CC (Cópia Carbono ou Com Cópia), ou melhor ainda, em CCO (Cópia Carbono Oculta ou Com Cópia Oculta), significando que a cópia enviada da mensagem será oculta para os outros destinatários. Assim sendo, aquele que receber a mensagem não conseguirá ver quem mais a recebeu, e caso queira encaminhar, nenhum e-mail será automaticamente colocado no corpo da mensagem.

3) Mantenha sempre seu programa anti-vírus atualizado, e tenha a certeza de que ele consegue verificar suas mensagens de e-mail e seus respectivos anexos.

4) Não encaminhe o e-mail sem antes o ler e verificar os anexos; se você não tem “coragem” para abri-lo, porquê irá enviar a seus amigos? Se você não tiver a certeza de que é um arquivo e mensagem seguros, apenas delete de sua caixa, e nunca o repasse.

5) Digite algo pessoal no campo “assunto”. É mais fácil para quem recebe a mensagem de e-mail identificar se a fonte é confiável ou não.

6) Tenha certeza de que as pessoas que estão recebendo as mensagens gostam de recebê-las. A grande maioria das pessoas que eu conheço apenas apaga essas mensagens e não gostam de recebê-las, chegando até a bloquear pessoas que diariamente enviam mensagens em Power Point sobre amizade, cuidados com a saúde, e maneiras fáceis de se ganhar dinheiro.

7) Tenha bom senso. Existem sites confiáveis com AS MESMAS piadas, receitas culinárias, dicas de exercícios físicos, orações, promoções de lojas, entre outras coisas que são enviadas por SPAMMERS[2]. É mais interessante enviar o endereço desses websites que seu conteúdo por e-mail. Pense que caso a pessoa que irá receber sua mensagem queira entrar e ver o conteúdo, ela o fará por si própria, portanto não há necessidade de se enviar o conteúdo de um site em um correio eletônico, sendo que ele já está disponível na internet. Pergunte às pessoas pra quem envia se elas gostam de receber, que tipo de conteúdo elas gostam, e se isso não as atrapalha.  Caso ainda queira repassar algum e-mail, ou começar alguma corrente, explicite bem no assunto sobre o que é a mensagem, e sempre que possível repasse apenas endereços. Ninguém é obrigado a receber o que não gosta todos os dias quando abre a caixa de mensagens. Pense nisso quando receber papéis na sua caixa de correio que não deseja receber, como propaganda de lojas, supermercados, anúncios de compra e vendas, dentre outros. É exatamente o mesmo que o SPAM virtual.

Para terminar, entenda que: NINGUÉM vai morrer se você não repassar o e-mail para 20 amigos; você NÃO vai ganhar celular, notebook, casa, carro ou televisão de LCD se repassar o e-mail, Deus NÃO vai te castigar se você não repassar a oração (inclusive deve-se respeitar a opção religiosa de cada um, sem “empurrar” esse tipo de mensagem para todo mundo), você NÃO vai ganhar dinheiro fácil se enviar o e-mail para quem quer que seja. Quer dinheiro? Seja honesto e vá trabalhar ou no máximo fazer uma fezinha na Mega Sena. Entenda que NENHUMA empresa irá doar dinheiro para a cirurgia de alguma criança doente por cada vez que a mensagem é repassada, isso é mentira! Saiba CONFERIR suas fontes, entre no site das empresas caso você tenha alguma dúvida, e se algo for importante e verídico, com certeza estará lá. Saiba também que quando você repassa a mensagem para um número de pessoas, depois aperta F8, ou outra tecla que lhe é pedida no e-mail você está provavelmente AUTORIZANDO algum software infeccioso a se instalar no seu computador, e ao apertar a tecla pedida você “liga” ele, e o coloca em funcionamento. É assim que pessoas mal intencionadas rastreiam e-mails e endereços. Concluindo: antes de clicar, PARE e PENSE: nada na vida é tão fácil para ser de graça, e nada do que não se realiza no mundo material das coisas é também realizado através de e-mails. Saiba utilizar essa poderosa ferramenta que é a internet, e tire o melhor proveito dela.


[1] A mala direta é uma ferramenta publicitária que envia propaganda, publicidade, promoções e divulgações através de um banco de dados de endereços físicos ou virtuais. Essa prática é legal e bastante difundida entre grandes empresas, que são as maiores usuárias desse método. O problema da mala direta é quando cai nas mãos de pessoas mal intencionadas, anexando arquivos perigosos na mensagem, e adicionando links que redirecionam o leitor da mensagem para sites falsos, que são preparados para roubar ou sequestrar informações pessoais de cada pessoa que recebe e abre a mensagem. Saiba mais aqui e aqui.

[2] Pessoa que faz uso, que é a emissora ou praticante de SPAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog. É sério, comente!