7 de março de 2011

Explosão de Bacon!

Alô você que volta do carnaval louco para fazer um churrasco de confraternização com o pessoal da sua turma de bagunça, tenho uma dica para você! Quer surpreender a galera? Vou ensinar uma receita bem simples, mas muito interessante... e deve ser uma delícia! 

Só não fique chateado se o pessoal que você conheceu no carnaval não for ao seu churrasco. A empolgação do reencontro só acontece durante o carnaval. Quando acaba, é cada um pro seu canto... 

A receita é de um site de comprar online (não sei se possuem lojas físicas) dos EUA que se chama BBQ Addicts (Viciados em Churrasco). A idéia deles é bem legal, pois eles vendem grelhas, churrasqueiras, acessórios, molhos, e vários outros itens para se fazer um churrasco americano. Essa receita foi disponibilizada no site deles, e eles vendem a comida pronta, entregando em casa.

Como temos uma cultura um pouco diferente deles, irei, além de traduzir a receita, dar algumas dicar que EU acho que fica bacana. Lembrando: EU acho.

Para começar, os ingredientes:

2 pouns de bacon cortado em tiras grossas (2 pounds = 0,91 kg. Sugiro usar 1 kg de bacon)
2 pounds de salsicha italiana (sugiro usar 1 kg de salsicha. Não é aquelas que já vêm prontas, na tripa. Tem que ser fora da tripa. Não é difícil de achar em açougues. Pegue uma que não seja muito temperada.)
1 jar de molho barbecue (não consegui encontrar o que é 1 jar. Mas pelo que vi, um pote grande dá, tipo uns 400-500g)
1 jar de molho de barbecue para temperar



Para começar pegue uma travessa bem grande, e forre-a com papel alumínio. Uma dica que dou, é, forrar, por cima da camada de papel alumínio, com papel manteiga. Apenas uma camada de cada um é suficiente.
Depois disso, faça tranças com o bacon, na medida de 5x5. Tente não deixar folgas, aproximando o bacon o máximo possível de si mesmo. Seu preparo deverá se parecer com isso:


Clique abaixo para continuar lendo o post.
Agora vem a segunda parte do preparo, o tempero. Adicione um tempero de churrasco que você goste por cima do bacon. No site ele sugere alguns molhos que existem nos EUA próprios para churrasco, imagino que o equivalente aqui deva ser aqueles temperos em pó prontos. Mas fique à vontade para temperar como você quiser! Até uma pasta de alho bem de leve deve ficar gostoso. Eu não gosto, mas me disseram que se bater uma pasta de alho com cebola roxa e azeite, fica gostoso. Experimente! Veja uma foto do bacon depois de ser temperado:



Agora é onde o "recheio" vai entrar. É a hora de colocar a salsicha no preparo. Já já vocês entenderão porque ela tinha que estar despreparada, ou fora da tripa. Essa parte é fácil, você deverá apenas colocar a salsicha espalhada em cima do bacon, criando uma camada. Lembre-se de manter a camada sempre com a mesma espessura (1 dedo é suficiente), para que tudo fique assado por igual. Nessa parte, sugiro uma salsicha mais apimentada, pois gosto de pimenta. Mas salsicha comum também é bom! Uma dica para a pimenta: molho de pimenta aqui é a melhor saída, pois são temperados e líquidos, mais fáceis de serem espalhados. Um que fica muito bom é o molho Tabasco Chipotle. Ele é de picância média, e tem um sabor defumado que fica delicioso. Pimenta do reino moída também fica muito bom, para quem não gosta de muito ardor, pimenta calabresa também é legal. E é aqui que faço um parêntesis: como bons comedores de carne, nós brasileiros temos diversos cortes de carna ao nosso dispor. Nessa receita, eu sugiro algumas coisas diferentes, que não a salsicha recomendada na receita. Você pode, por exemplo, colocar picanha moída para substituir. É só comprar a picanha, pedir para moer, chegar em casa e temperar à gosto. Outra sugestão é colocar picanha suína, lombo, ou pernil moídos. Eu gosto mais da idéia de uma carne de boi, para que tudo fique como se fosse um medalhão, mas uma picanha suína temperada e moída não ia nada mal aí. Lembrando que é bom que a carne escolhida esteja moída, pois fica pronta mais rápido. Caso contrário, é bem provável que a camada externa de bacon queime. Enfim, criatividade!

Ao fim, o seu preparo irá se parecer com isso:



Agora vem a última camada de bacon. Isso mesmo, mais bacon! Pegue o restante do bacon e frite em uma frigideira. Deixe-o como gosta de comer bacon frito, seja mais ao ponto, mais tostado ou um pouco mais mal passado. Cada um tem sua maneira, mas sugiro que deixe o bacon ao ponto, bem sequinho aqui. Corte-os do tamanho ideal para serem mordidos, e espelhe-os por cima de todo o preparo, como na foto:



Agora é hora de um pouco mais de tempero. Espalhe um pouco do seu molho barbecue favorito por cima da última camada de bacon. Sugiro que utilize a Salsa da Heinz (vem com uns pedaços, é uma delícia), ou o molho barbecue Hunts. Uso os dois aqui em casa, e valem o investimento. Se forem usar outro, só tenham o cuidade de saber se são bem defumados. Esse é o segredo. O molho BBQ da Heinz também é bom, mas é mais gostoso para comer tipo um ketchup, não tanto para cozinhar.

Veja na foto que não precisa colocar muito, mas sugestão de amigo: coloque um pouco mais do que está na foto. Cozinhamos de jeito diferente dos americanos, e o molho vai secar no calor. Mas não deixe o preparo ensopado.



Agora o preparo em si: chegou o momento de enrolar o seu preparo. Passe um pouco de azeite nos dedos para não colar na carne, e comece a enrolar o Bacon Explosion. Como vocês viram em todas as fotos, apesar das tranças de bacon terem sido construídas em 5x5, um dos lados do preparo é maior que o outro. Isso é pensado para você poder enrolar tudo direito.

Comece a enrolar tudo, MENOS a camada externa de bacon! Ela ainda ficará na travessa, em cima do papel maneiga e papel alumínio. Faça como na foto:



Depois de enrolado por completo, coloque palitos na emenda para segurar tudo aí dentro. Cuidado na hora de fazer isso para não desmanchar o preparo. Feito isso, enrole novamente o preparo (que terá a salsicha, ou picanha, ou filet mignon, ou qualquer outra coisa que você tenha escolhido por fora), mas desta vez INCLUÍNDO a camada externa de bacon. Ela deverá ser do tamanho suficiente para cobrir o preparo todo. Lembre-se também de deixar a emenda virada para baixo, para que ele não se desmanche durante o tempo em que irá assar.



Na receita eles dizem que o preparo pode ir do jeito que está para o defumador. Como eles usam churrasqueiras à gás, que mantém o controle da temperatura, isso fica inviável para nós. O que você deve fazer é temperar a parte externa toda do Bacon Explosion com o mesmo tempero para churrasco que você usou na parte interna. Após isso, você deve enrolar esse preparo no papel manteiga e levar o Bacon Explosion ao forno! É a melhor maneira de preparar a receita sem queimar e sem ter que ficar retirando e colocando do fogo o tempo todo. A temperatura do forno deve ser entre 230 e 260 ºC. Caso não queira, coloque na churrasqueira em uma grelha, mas não deixe que o fogo fique muito próximo do preparo. A temperatura deve estar alta, mas não a ponto de queimá-lo. O papel manteiga irá protegê-lo, mas não fará milagre. Eu sugiro que faça o seguinte: Coloque o papel alumínio por cima do papel manteiga e coloque o preparo em fogo bem alto na churrasqueira, virando-o de tempos em tempos (10 em 10 min no máximo). Depois disso, tire o papel alumínio e suba a grelha um andar na churrasqueira. Repita o processo, e depois retire o papel manteiga e deixe-o bem em cima da fumaça da churrasqueira, de modo que não queime o bacon externo, mas que cozinhe por dentro. O total de tempo de preparo varia muito, mas demora cerca de 2-3 horas, dependendo do seu cuidado no preparo e no calor da churrasqueira.



Ao fim do processo, o Bacon Explosion deverá se parecer com isso:



Feito tudo isso, o que deve ser feito agora é passar generosamente o molho barbecue em todo o preparo, com um pincel ou escovinha. Ficará bem bonito e brilhante. Uma dica que recebi é misturar o molho barbecue a ser usado com um pouco de mel, para que dê um toque agridoce no preparo. A medida é mais ou menos 1 parte de mel para cada 4 partes de molho, mas isso você pode ir adicionando e experimentando.  Nessa etapa sugiro o molho BBQ da Heinz e não a salsa. Ele é menos grosso, e consegue umedecer melhor o Bacon Explosion, e ficar assim:



Agora é só cortar e se deliciar da maneira que quiser!! Use uma faca bem afiada para evitar que você desmanche o Bacon Explosion na hora do corte.


Se gostou, comente deixando mais dicas e idéias sobre o preparo. Comente como, por exemplo, a adição de queijo afeta o preparo, ou de vegetais, ou até outros tipos de carne. Invente e participe!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog. É sério, comente!